VIVA COM EQUILÍBRIO PILATES

  
  
  

Pilates

O que é o método PILATES.

O método Pilates é um sistema de treinamento corporal muito completo, que trabalha o corpo como um todo, desde a musculatura mais profunda até a mais periférica, onde intervém tanto na mente como no corpo e na respiração.

O objetivo é alcançar o equilíbrio muscular, reforçando os músculos fracos e alongando os músculos encurtados. Com isso, aumenta o controle da força, da flexibilidade e do quilíbrio, respeitando as articulações do corpo.


Para quem se recomenda o PILATES.

Partimos do princípio de que traz benefício para qualquer pessoa, independentemente da idade que tiver, levando em conta, claro, capacidade física e também, lesões, patologias etc.

Se a incluirmos na nossa vida como mais uma rotina, somando a outros bons hábitos, conseguiremos o efeito de uma medicina preventiva, vamos nos adaptar melhor às mudanças e ficar mais fortes contra possíveis enfermidades, pois, com o exercício, o sistema imunológico fica fortalecido.

É usado como ginástica de reabilitação, portanto, após lesões, operações, acidentes, durante convalescenças etc., o exercício terá a função de melhorar e recuperar, com resultados excelentes.

PILATES e gestantes.

Outra vantagem é que muitos exercícios do pilates são feitos "de quatro" (quatro apoios: os dois joelhos e as duas mãos, ou cotovelos), uma posição que ajuda a aliviar a pressão sobre as costas e a bacia, além de ser ótima para auxiliar os bebês a se movimentar na direção certa para a hora do parto.

Fazer exercício ajuda muito as futuras mamães a manter o equilíbrio emocional e físico, diante de tantas mudanças hormonais. A prática do Pilates ajuda a diminuir o desconforto, as dores e a corrigir a postura da gestante.

Depois de uma avaliação médica a mamãe pode começar a fazer exercícios a partir do terceiro mês de gestação, e manter a prática até o sétimo. Mas o Pilates deve ser praticado com acompanhamento profissional, para evitar riscos. Com a correta orientação, os exercícios fortalecem a musculatura, principalmente do abdome, glúteos e lombar, facilitando o trabalho de parto e aliviando as dores.


Professor de Educação Física
Roberto Meira Sólia
CREF – 571490-G/SP