PRINCÍPIOS DO PILATES – CENTRALIZAÇÃO
Hoje falaremos sobre o segundo princípio do Pilates, a Centralização. A Centralização, também conhecida como Power House, significa a centralização da força. Esse princípio é um dos focos mais importantes do Pilates. O centro de forças é compreendido como o grupo muscular que dá suporte à coluna, localizado no tronco. A ativação adequada desses músculos é essencial durante a prática de exercício, porque garante estabilidade para a coluna.
Ou seja, a centralização e alinhamento das articulações escápulo umeral e coxo-femural (tronco) é a base da reorganização global geral do método.
Todos os exercícios são realizados desde o início/meio/fim pelo centro de força, base do método Contrologia. Esse centro de força proporciona o fortalecimento de toda a musculatura que sustenta a coluna; uma postura mais correta, estável; movimentos mais fluídos dos membros; e melhor funcionalidade dos órgãos internos (como pulmões, bexiga e intestinos);
Os músculos que envolvem o tronco formam uma caixa em volta dos nossos órgãos vitais. Esta caixa é conhecida como Casa de Força, e dentro dela a pressão deve ser constante. Esta pressão é chamada de Pressão Intra-Abdominal (PIA). Os músculos envolvidos na estabilização da coluna são: os multífidos (na região da coluna); reto abdominal; abdominal oblíquo interno e externo; transverso do abdômen; músculos do períneo (que formam o assoalho pélvico); e o principal músculo respiratório, o diafragma. Assim, fica mais fácil controlar a respiração, manter a concentração, garantir o alinhamento postural, e realizar movimentos com controle, fluência e precisão.
O Centro de força é a base de todo o método.