Princípios do Pilates – Concentração

Olá! Vamos dar início ao nosso espaço para falar de Pilates. Aqui falaremos sobre sua origem, conceito, exercícios e tudo que está relacionado ao corpo humano. Como sabemos, o método foi desenvolvido por Joseph Pilates e tem como ênfase o alongamento e a tonificação muscular. Além de trabalhar com exercícios com qualidade e não quantidade.

O Pilates possui 6 princípios básicos: concentração, centralização, precisão, respiração, fluidez e controle. São esses princípios que regem todo o trabalho realizado por Pilates e que vem sendo aplicado para trabalhar em conjunto o corpo e a mente.

Falaremos inicialmente sobre o 1º princípio: a Concentração.

A concepção de Concentração é de que a mente guia o corpo na execução dos exercícios, para que assim não sejam realizados automaticamente. Reflete a mente focada no corpo em movimento gerando assim um maior desempenho na ação. Ou seja, Concentração + Foco + Ação = +Desempenho.

A ideia é que ao realizar a prática do Pilates, o aluno concentre-se em trabalhar todo o corpo e não apenas um músculo, para que assim aprenda a se corrigir e ter uma consciência corporal. No primeiro momento é uma tarefa um pouco difícil de dominar, mas com o tempo e a prática da concentração mental ficará mais fácil para o corpo.

A cada semana, falaremos sobre os diversos aspectos do Pilates e seus tipos de exercícios.